Vale Indústria 4.0
A Indústria 4.0 significa a transformação digital, baseada no desenvolvimento de tecnologias que permitem mudanças disruptivas nos modelos de negócio, nos processos e nos produtos. Integra o conjunto de tecnologias inteligentes de materiais, de conectividade e de tratamento e armazenamento eletrónico de grandes volumes de informação. Carateriza-se pela introdução de um conjunto de tecnologias digitais nos processos de produção, que permite acompanhar, em tempo real, tudo o que se está a passar nas linhas de produção ou ainda eliminar substancialmente o desperdício, alteração na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, com o cliente, com os trabalhadores ou mesmo no modelo de negócio.
Despesas elegíveis:
I. Implementação de processos associados ao comércio eletrónico, nomeadamente:
a. Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
b. User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
c. Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
d. Inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
e. Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
f. Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
g. Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
h. Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
i. Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
j. Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
II. Implementação de outros processos associados à Indústria 4.0, tais como:
a) Sistemas de interconexão; sensores (Smart sensors e sensing entreprise);
b) Big data; realidade aumentada;
c) Fabricação aditiva (additive manufacturing / Impressão 3D); cloud (informação na nuvem); inteligência artificial; sistemas ciber-físicos (tecnologias de informação e comunicação; sensorização e sistemas mecatrónicos para monitorizar e controlar processos e toda a cadeia de valor, mecatrónica; robótica; cibersegurança;
d) Machine-to-Machine (M2M) e Human-to-Machine interfaces;
e) Ferramentas para Manufacturing as a Service (MaaS) e Apps for manufacturing; Sistemas para Produção Inteligente e Flexível.
I. Implementação de processos associados ao comércio eletrónico, nomeadamente:
a. Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
b. User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
c. Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
d. Inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
e. Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
f. Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
g. Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
h. Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
i. Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
j. Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
II. Implementação de outros processos associados à Indústria 4.0, tais como:
a) Sistemas de interconexão; sensores (Smart sensors e sensing entreprise);
b) Big data; realidade aumentada;
c) Fabricação aditiva (additive manufacturing / Impressão 3D); cloud (informação na nuvem); inteligência artificial; sistemas ciber-físicos (tecnologias de informação e comunicação; sensorização e sistemas mecatrónicos para monitorizar e controlar processos e toda a cadeia de valor, mecatrónica; robótica; cibersegurança;
d) Machine-to-Machine (M2M) e Human-to-Machine interfaces;
e) Ferramentas para Manufacturing as a Service (MaaS) e Apps for manufacturing; Sistemas para Produção Inteligente e Flexível.
Beneficiários: Empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Localização do projeto em todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).
A localização do projeto corresponde à região onde se localiza o estabelecimento do beneficiário no qual irá ser realizado o investimento.
Localização do projeto em todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).
A localização do projeto corresponde à região onde se localiza o estabelecimento do beneficiário no qual irá ser realizado o investimento.
Valor do investimento e taxa de financiamento:
O incentivo a conceder é calculado através da aplicação às despesas elegíveis da taxa de 75% e reveste a forma de incentivo não reembolsável, ou seja, incentivo a fundo perdido.
Relativamente aos projetos afetos ao Programa Operacional Regional de Lisboa, os incentivos a conceder são calculados através da aplicação de uma taxa de 40% às despesas consideradas elegíveis.
Nota: Os apoios a conceder no âmbito deste aviso, limitam-se ao incentivo máximo de 7.500€ a fundo perdido, por projeto (Incentivo: Domínio I: 2500€; Domínio II: 5000€).
Condições de acesso:
a) Empresa com pelo menos 3 postos de trabalho existentes à data da candidatura;
b) Efetuar consulta a pelo menos duas entidades acreditadas para este domínio de intervenção;
c) Não ter outras candidaturas aprovadas ou em fase de decisão na mesma tipologia – Qualificação das PME, incluindo candidaturas aprovadas no Vale Inovação;
d) Apresentar informação, avaliando o serviço prestado pela entidade acreditada.
O incentivo a conceder é calculado através da aplicação às despesas elegíveis da taxa de 75% e reveste a forma de incentivo não reembolsável, ou seja, incentivo a fundo perdido.
Relativamente aos projetos afetos ao Programa Operacional Regional de Lisboa, os incentivos a conceder são calculados através da aplicação de uma taxa de 40% às despesas consideradas elegíveis.
Nota: Os apoios a conceder no âmbito deste aviso, limitam-se ao incentivo máximo de 7.500€ a fundo perdido, por projeto (Incentivo: Domínio I: 2500€; Domínio II: 5000€).
Condições de acesso:
a) Empresa com pelo menos 3 postos de trabalho existentes à data da candidatura;
b) Efetuar consulta a pelo menos duas entidades acreditadas para este domínio de intervenção;
c) Não ter outras candidaturas aprovadas ou em fase de decisão na mesma tipologia – Qualificação das PME, incluindo candidaturas aprovadas no Vale Inovação;
d) Apresentar informação, avaliando o serviço prestado pela entidade acreditada.
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